Marsaxlokk, um porto ao Sul - Tartarun, Malta.

Não sabia, ainda, que comeria o melhor peixe da vida. Estava encantada com o povoado, que podia ser só mais um - feito de rua, praça, igreja e tripa de pedra amarelada - não fosse o mar que se mostrava como pintura naïf em azul escuro, pontilhado pelos luzzu, barquinhos típicos de Marsaxlokk. As criaturas flutuantes eram verdes, vermelhas, vibrantes, pareciam vivas, umas alegres, outras tristes, e levavam na proa a herança fenícia dos olhos de Horus, para proteção dos pescadores.


Tinha de ser domingo, não era. Fosse o dia,  teria visto o melhor mercado de peixes do país. Sobrou caminhar pela orla, de um lado a outro, passando pelos prédios de rocha calcária, pelas barracas de souvenires cheias de turistas com pele em brasa e pela gente dos barcos que desembaraçava as redes de pesca, cantando uma estrofe para cada nó.


O peixe sabe que a menor distância entre mar e prato é todo o tempero que precisa. Ali, eram só vinte passos. Era pequeno o tal bazuga, de sabor muito presente, gordo. Esqueci a salada, queria o peixe. Esqueci a batata, queria o peixe. Não coloquei azeite, nada. Foi assado, tinha o ponto certo de sal e era isso.


O salão tinha um quê de clube naval, em azul marinho e branco, com embarcações em miniatura aqui e acolá. Era o arremate do fio de gente que costurou tudo: a mulher que desembaraçou a rede ali em frente, o garçom que fez o melhor serviço da ilha e a senhora sentada na mesa alegre de adultos, crianças, carrinhos e tal, atrás de mim. Foi ela que brincou com o menino, deixou com ele o sorriso e veio destrinchar meu bazuga. Voltou para a família e resgatou o sábado. Achei lindo.

Essa era a estória de um peixe. Terminei eu, fisgada.



TARTARUN
www.tartarun.com
Marsaxlokk, Malta
+356 2165 8089
de segunda a sábado:
das 12 às 15hs e das 19hs à meia-noite.
domingos, das 12 às 15hs. 

Não menos importantes, nesse filme: 

Dos quatro camarões (gambero rosso) crus provados na viagem, esse foi o melhor. 
E ainda teve sorvete de halwa, pasta de gergelim doce, herança árabe típica de Malta.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.