A solidez dos líquidos - Pollen Street Social, Londres



Ando numa “fase drinks”, que se somou à fase anterior de cervejas, que sucedeu a perene fase dos vinhos, a primeira bebida alcoólica a vencer minha “fase chás”. Para este tipo de sede... digamos... abrangente, a solução é buscar casas que levem a sério o que me tira do sério. Assim foi, no POLLEN STREET SOCIAL, em Londres.


Logo na entrada, uma hipnótica jarra de vidro me recebeu sorrindo, na ponta do bar. Era o Empire of The Sun: uma infusão de folhas de combava, capim limão, arroz de jasmim, água de côco, orchata e um toque de chili, em litros e litros de gim. Apesar de achar o resultado menos interessante do que a ideia, talvez por uma infusão prolongada demais, mergulhei no drink e fui feliz.

Como a sede persistia, pedi a carta de vinhos, que veio acompanhada do sorriso de Laure, sommelière chefe do grupo. Com poucas perguntas acerca de estilos, espírito e desejos, traçou meu perfil e decifrou minha sede.


“Este vinho – disse orgulhosa – é da região em que nasci”. Era um Savennières Roche aux Moines, gordo e mineral, com uma seriedade interessante, contrabalançada pelo humor cítrico. Brava!

Mas era hora do chá. Já? Sim! O couvert começou com um creme de cogumelos no fundo de uma xícara, regado com um chá aromático e fumegante. Os acepipes vinham numa pequena estante posta sobre a mesa - que infelizmente esqueci de fotografar - com vários andares de gostosuras, como churros recheados com queijo de cabra e molho de mel trufado, torradas de azeitonas com taramosalata e muffins de milho com pimentão.


Como não só de sede vive a mulher e segui com uma salada absolutamente divina, de caranguejo de Colchester, maçãs, alho negro, espuma de sapateira (outro tipo de caranguejo), purê de limão e crisps de pão, pra rimar.


O lombo de veado, uma das minhas carnes preferidas – e de ponto difícil de acertar – também estava perfeito, e vinha com beterrabas ao mel de especiarias, purê de tâmaras com chá preto e peras em picles.


A ideia de migrar para o balcão no momento das sobremesas é um grande acerto para a casa e um grande erro para a minha gula, incapaz de resistir à ofensiva. Acompanhei de perto o torturante mis en place de Leo, o chef confeiteiro e aceitei não apenas uma, mas duas sobremesas. Minha preferida foi a da foto acima: arroz doce de leite de cabra com aveia, “crocantes de leite” e favo de mel, fez as pernas bambearem. 


Quando Laure trazia o meu vinho de sobremesa (claro...), contou que estava inaugurando um novo bar de pequenas porções e vinhos - Social Wine & Tapas - a sétima casa do chef Jason Atherton. A julgar pela competência da equipe, pela vasta seleção de líquidos e por uma cozinha mais do que sólida, será um absoluto sucesso.

POLLEN STREET SOCIAL
www.polenstreetsocial.com
8/10 Pollen Street - London
de segunda a sábado, das 12hs às 14:45hs e das 18hs às 22:45hs.
fechado aos domingos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.