Coma antes, pergunte depois. - Que Bo! Chocolateria Mexicana Evolutiva, México.



QUE BO! Chocolateria Mexicana Evolutiva. Um nome perfeito para uma chocolateria, idem.

O chef José Ramón Castillo faz um trabalho belíssimo (e delicioso) como pesquisador e embaixador do cacau mexicano. Na elaboração dos seus chocolates, não são utilizados produtos lácteos ou gorduras que não sejam do próprio cacau.

Chocoatl, sabor asteca.


Além dos cobiçados doces, resgata a tradição do chocolate como bebida pré-colombiana. O líquido amargo, batido e misturado com especiarias, vinho ou purê de milho que os astecas tomavam há milênios, nada tem a ver com a mistura que hoje chamamos chocolate. Na QUE BO!, servem o “chocoatl”, com água fria, cacau, pimenta piquin e canela; e ainda o Pozol, uma bebida refrescante à base de cacau e massa de milho fermentada, que data do período pré-hispânico. As bebidas são servidas num recipiente chamado jícara (pegou?) feito do fruto da árvore da cuia, cuité ou cuieira, que convenientemente mantém a baixa temperatura da bebida.

Pozol se bebe na "jícara". Informei.


Quanto aos chocolates, há sabores poéticos e glamorosos, como o  Fin del Mundo (frutos secos, mezcal –destilado de agave - e ouro), os intensos feitos de frutas, como o de tamarindo, ou ainda os sabores para os corajosos, como o de laranja con sal de gusano (a larva encontrada na planta do agave) ou chapulín (um tipo de gafanhoto). Coma antes, pergunte depois. Deliciosos.

Laranja com sal de gusano (larva), tamarindo e chapulín (gafanhoto).
















QUE BO! 
www.quebo.com.mx
Isabel la Catolica 30 local 15-16, Cuauhtémoc, Centro Histórico, Ciudad de México, D.F., México
+52 55 5518 7672
de segunda a sábado, das 11hs às 22hs.
domingo, das 12hs às 18hs


0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.